Como podes melhorar o teu trabalho, e trazer mais realização à tua vida

activa o teu potencial cria uma vida que adoras May 18, 2021
Como melhorar o teu trabalho actual

Um dos maiores desafios que as pessoas enfrentam, é exactamente a falta de entusiasmo para com o seu trabalho;

e consequentemente a falta de ideias, de como é que o podem, tornar mais interessante. (pelo menos enquanto as circunstâncias para dizerem ao chefe tudo aquilo que têm em mente, ainda não estão reunidas !)

Sempre senti que um dos princípios base da vida, está bem materializado naquela célebre frase: “Se a vida te está a dar limões, faz limonada com eles”. Em palavras mais empoderadoras:

“A tua vida é o que quiseres fazer com ela!”

E é mesmo isto em que eu acredito. Independemente das circunstâncias, nós temos que ter a capacidade de melhorar o que temos entre mãos, pelo menos até nos sentirmos capazes de alterar mais estruturalmente, algumas peças do jogo.

 

Mudar de vida, nem sempre é uma opção: ou porque não sabemos para onde ir; ou porque ainda não temos a confiança necessária em nós, e no que poderíamos fazer; ou porque simplesmente achamos que ainda não é o momento. (⚠️ spoiler alert: vais sempre achar que ainda não é o momento, até realmente ser !)

 

E por isso o melhor conselho que tenho para te dar, no que diz respeito a lidares com um trabalho que já não te significa, e que te pode ajudar a torná-lo um pouco mais interessante, é: seres completamente honesto contigo e com o que se está a passar; afirmares o que queres; alinhares o que tens com o que és; e começares o quanto antes o teu caminho.

Em maior detalhe...

 

#1 Enfrenta a situação

Enfrenta a situação, pelo menos para ti. Pára de fingir que nada se passa. Vai bem fundo nessa insatisfação que sentes quando se aproxima o domingo à noite, e vê o que está na sua origem.

E nesta análise, não te prendas mais ao que a tua família vai achar, ou às expectativas que vais estar a defraudar. Debruça-te sobre o que sentes. É entendendo o que está na base da tua insatisfação, o que te está a faltar, que vais conseguir, quem sabe, um possível alinhamento. 

 

#2 Afirma o que queres

Liberta-te de pensamentos limitativos. Deixa de achar que tal solução não vai ser aceite, ou que a tua empresa não tem abertura para o teu plano; ou que tal cenário na tua indústria não funciona. A realidade traz-nos desafios, exactamente para exercitarmos a nossa criatividade; e se partes já de um lugar de derrota, dificilmente vais ter a confiança necessária quando fores expor o tema. Antes, aquilo que tens de estar bem preparado(a), é em antecipar, como é que a tua solução beneficiaria tanta gente.

 

#3 Pensa como podes levar mais de ti, para o teu trabalho actual

Na maioria das vezes, a maior fonte de insatisfação é a falta de alinhamento entre a pessoa e a função, ou a empresa. Habituamo-nos a entregar acima da média, e facilmente desempenhamos bem uma série de papéis. Mas o desgaste com que o fazemos tem uma fatura pesada a longo prazo. Quando estás a fazer algo absolutamente natural e orgânico em ti, não só estás a ser extraordinário(a), como o estás a ser dispendendo muito pouca energia. E é exatamente isto que se pretende: que o teu trabalho seja uma pura expressão dos teus dons, do teu talento, das tuas qualidades e dos teus valores. Como podes tu, levar mais de ti, para o trabalho que actualmente fazes?

 

#4 Começa o teu caminho

Não queiras fazer tudo de uma vez, ou apenas quando todo o teu cenário estiver perfeito. Tudo isso te pode parecer muito aliciante, sobretudo quando contado naqueles almoços de amigos, mas a realidade é que são os pequenos passos que fazem a grande transformação.
(artigo relacionado: O que te impede de dares o próximo passo?)

 

Lembra-te sempre que o teu trabalho é uma oportunidade extraordinária de colocares os teus dons e os teus talentos ao serviço. Não apenas um seguro de sobrevivência. (Aqui uma ferramenta para contactares com o maior tesouro que tens dentro de ti - as tuas aptidões!). 

E quanto mais feliz estiveres nele, maior e mais valiosa será a tua contribuição.

 

Se quiseres aprofundar esta reflexão,
deixamos-te
aqui uma ferramenta que te pode ajudar.

 

 

Outros artigos que podes gostar:
O que te impede de dares o próximo passo

5 dicas para uma vida altamente feliz e realizada

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sed sapien quam. Sed dapibus est id enim facilisis, at posuere turpis adipiscing. Quisque sit amet dui dui.

Call To Action

Stay connected with news and updates!

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.
Don't worry, your information will not be shared.

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.