Um truque inédito, para não adiares mais o que tem de ser feito

trabalha a tua evolução May 21, 2021
Truques para lidar com a procrastinação

Esta partilha resulta de uma fadiga crónica que estou a começar a sofrer relativamente a uma série de conselhos que apesar de: certos, racionais, lineares, óbvios; nem por isso são eficazes.

Sou a "maluquinha" das listas e das sequências planeadas. Tenho todo o tipo de planners, alguns até desenvolvidos por mim (como é o caso do Joy Planner). E por tudo isto, muito cedo percebi que, para um planeamento se cumprir, outros ingredientes menos óbvios temos que acrescentar na receita, para sermos capazes de lidar com a inevitável procrastinação que se vai instalar.

 

#1 O primeiro é entusiasmo

Enquanto não conseguires moldar essa tarefa que tanto evitas, à tua maneira; dificilmente a vais executar. Imagina que procrastinas o exercício físico...já experimentaste ver que exercício tem verdadeiramente a ver contigo? Estarás tu a obrigar-te a correr, quando a tua energia e a tua dinâmica pedem muito mais um exercício mais calmo, onde consigas reflectir e aprofundar? 

Ou imagina uma outra tarefa … o que é que essa tarefa teria de ter, para te trazer um pouco mais de entusiasmo na sua execução?

 

O segundo e o terceiro já são menos óbvios, mas nem por isso menos eficazes.

Resultam de um conhecimento, e de uma observação mais energética da vida (lamento desiludir as mentes mais abertas que viam aqui uma oportunidade para uma partilha mais esotérica).

Fui percebendo que vivemos em ciclos de alternância: o dia e a noite; a tristeza e a alegria; a confusão e a clareza, etc. Seja na natureza, ou em nós. E fui observando outros aspectos desta dinâmica. Por exemplo: que não nos mantemos ad-eternum num dos pólos; que vamos sempre tocando um e outro, (quer queiremos ou não), e; que um se segue ao outro. (Já vais ver onde quero chegar!)

 

Então uma forma de forçares a entrada no lugar que não queres, é exactamente exagerares o seu pólo contrário. Mais ou menos assim.

 

#2 Torna a “coisa” pior do que ela é

Se tens de preparar uma apresentação de 20 min para o “board”, pensa que vais ter de a fazer para uma audiência maior e mais exigente; uma audiência que não vai deixar passar incongruências gráficas, ou falta de rigor nos dados. Exagera o mais que puderes o que te intimida, até a verdadeira situação que tens em mãos te parecer mais do que “fazível” (para meninos! como dizem os meus filhos.)

#3 Procrastina "à séria" !

Honra o acto. Já que estás a reunir tanta resistência à volta dessa tarefa que tens de fazer, então coloca-te mesmo na situação do verdadeiro procrastinador: de te proibires de tocar nesse trabalho, e noutros que tenhas em mãos, por um bom período de tempo. Aquele que te for gerível como é óbvio, mas que ao mesmo tempo te ponha nervoso(a), e até com saudades. Vais ver que esta passagem pelo extremo oposto, vai naturalmente empurrar-te para o pólo onde pretendes ir.

 

Isto resulta comigo.

Não o falo naqueles jantares mais formais, ou naquelas reuniões em que às vezes te encontras e que não desejavas estar; mas contigo faço-o. Porque acredito mesmo que a vida está longe de ser linear e óbvia e que, às vezes, pequenos conselhos podem fazer uma enorme diferença. Espero que te ajudem, sobretudo a ser mais produtivo e feliz. 

 

PS: Se gostares de recomendações mais certinhas, 

Também te sugerimos este artigo 👇🏻👇🏻👇🏻

O que te impede de dares o próximo passo?

 

Ou até esta ferramenta gratuita 🚀

Recebe esta inspiração na tua caixa de correio

Se gostas dos conteúdos que partilhamos, coloca aqui os teus dados,
para que não percas um !

Detestamos SPAM, não vais nunca receber isso de nós.