Um truque inédito, para não adiares mais o que tem de ser feito

trabalha a tua evolução May 21, 2021
Truques para lidar com a procrastinação

Esta partilha resulta de uma fadiga crónica que estou a começar a sofrer relativamente a uma série de conselhos que apesar de: certos, racionais, lineares, óbvios; nem por isso são eficazes.

Sou a "maluquinha" das listas e das sequências planeadas. Tenho todo o tipo de planners, alguns até desenvolvidos por mim (como é o caso do Joy Planner). E por tudo isto, muito cedo percebi que, para um plano se cumprir, outros ingredientes menos óbvios temos que acrescentar na receita, para sermos capazes de lidar com a inevitável procrastinação que se vai instalar.

 

#1 O primeiro é entusiasmo

Enquanto não conseguires moldar essa tarefa que tanto evitas, à tua maneira; dificilmente a vais executar. Imagina que procrastinas o exercício físico...já experimentaste ver que exercício tem verdadeiramente a ver contigo? Estarás tu a obrigar-te a correr, quando a tua energia e a tua dinâmica pedem muito mais um exercício mais calmo, onde consigas reflectir e aprofundar? 

Ou imagina uma outra tarefa … o que é que essa tarefa teria de ter, para te trazer um pouco mais de entusiasmo na sua execução?

 

O segundo e o terceiro já são menos óbvios, mas nem por isso menos eficazes.

Resultam de um conhecimento, e de uma observação mais energética da vida (lamento desiludir as mentes mais abertas que viam aqui uma oportunidade para uma partilha mais esotérica).

Fui percebendo que vivemos em ciclos de alternância: o dia e a noite; a tristeza e a alegria; a confusão e a clareza, etc. Seja na natureza, ou em nós. E fui observando outros aspectos desta dinâmica. Por exemplo: que não nos mantemos ad-eternum num dos pólos; que vamos sempre tocando um e outro, (quer queiramos ou não), e; que um se segue ao outro. (Já vais ver onde quero chegar!)

 

Então uma forma de forçares a entrada no lugar que não queres, é exactamente exagerares o seu pólo contrário. Mais ou menos assim.

 

#2 Torna a “coisa” pior do que ela é

Se tens de preparar uma apresentação de 20 min para o “board”, pensa que vais ter de a fazer para uma audiência maior e mais exigente; uma audiência que não vai deixar passar incongruências gráficas, ou falta de rigor nos dados. Exagera o mais que puderes o que te intimida, até a verdadeira situação que tens em mãos te parecer mais do que “fazível” (para meninos! como dizem os meus filhos.)

#3 Procrastina "à séria" !

Honra o acto. Já que estás a reunir tanta resistência à volta dessa tarefa que tens de fazer, então coloca-te mesmo na situação do verdadeiro procrastinador: de te proibires de tocar nesse trabalho, e noutros que tenhas em mãos, por um bom período de tempo. Aquele que te for gerível como é óbvio, mas que ao mesmo tempo te ponha nervoso(a), e até com saudades. Vais ver que esta passagem pelo extremo oposto, vai naturalmente empurrar-te para o pólo onde pretendes ir.

 

Isto resulta comigo.

Não o faço naqueles jantares mais formais, ou naquelas reuniões em que às vezes te encontras e que não desejavas estar; mas contigo faço-o. Porque acredito mesmo que a vida está longe de ser linear e óbvia e que, às vezes, pequenos conselhos podem fazer uma enorme diferença. Espero que te ajudem, sobretudo a ser mais produtivo e feliz. 

 

PS: Se gostares de recomendações mais certinhas, 

Também te sugerimos este artigo 👇🏻👇🏻👇🏻

O que te impede de dares o próximo passo?

 

Ou até esta ferramenta gratuita 🚀

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sed sapien quam. Sed dapibus est id enim facilisis, at posuere turpis adipiscing. Quisque sit amet dui dui.

Call To Action

Stay connected with news and updates!

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.
Don't worry, your information will not be shared.

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.