5 formas de afirmares o teu valor, para além das tuas competências

resgata o teu potencial Jul 16, 2021

Sentes-te subvalorizado?

Uma das coisas mais difíceis, seja quando trabalhamos para uma empresa, ou mesmo por conta própria, é percebermos o nosso valor. Ficamos diversas vezes muito presos na observação do que os outros entregam, nas suas competências; perdendo-nos muitas vezes, no reconhecimento das nossas próprias qualidades. 

 

Conhecermos o nosso valor, não só acrescenta à nossa confiança pessoal, como dá aos outros uma maior perspectiva acerca das nossas possibilidades de colaboração. Saímos do campeonato das competências exclusivamente técnicas, e entramos num mundo mais real e humano, onde cada um tem diversas oportunidades de contribuição, e é efectivamente reconhecido por isso.

 

Vamos então fazer uma viagem por aquelas que podem ser as várias formas que tens de conhecer, (e afirmar) o teu valor:

(para cada um delas, tens uma pequena reflexão, para que possas tornar este trabalho mais produtivo)

 

#1 O teu talento

As coisas que fazes bem, e de uma forma natural. Estas são aquelas em que com um menor nível de esforço, consegues uma maior excelência. És mais rápido(a) e consegues um melhor resultado.

 

✍️ Quais é que são as actividades que fazes bem? 

Se quiseres aprofundar este tema, tens uma ferramenta gratuita que podes fazer download aqui.



#2 A tua inteligência emocional

Numa empresa, todas as tuas competências de relacionamento inter humano, podem ser extremamente valiosas: no enaltecimento da equipa, na angariação de consensos, na gestão de susceptibilidades, no envolvimento de todos, na gestão de conflitos, na empatia que crias, …

 

✍️ Quais é que são as tuas competências em termos de inteligência emocional, e que são um contributo efectivo para o trabalho que desempenhas?



#3 Os papéis que naturalmente assumes

Cada vez mais o reconhecimento dos papéis de cada pessoa, ainda que menos óbvios ou mais subtis, podem acrescentar imenso à dinâmica do grupo: as que funcionam mais como suporte, ou como impulsionadoras, ou como salvadoras, ou como motivadoras, …

 

✍️ Quais os papéis que naturalmente assumes no teu grupo?



#4 A tua natureza

Ou a tua essência, se assim o quiseres chamar. Aquelas qualidades que colocas em tudo o que fazes: criativa(o), inspiradora(o), estética(o), analista(o), visionária(o), …

 

✍️ Quais é que são aquelas 5 qualidades que mais te definem?

✍️ De que forma são fundamentais para a valorização do trabalho que a equipa entrega?



#5 Os teus valores

Os teus valores podem ser uma enorme mais valia para qualquer organização: porque vão estar potencialmente a puxar o trabalho da equipa no sentido de um bem maior. Valores como: ecologia, sustentabilidade, propósito, altruísmo, cuidado, são valores que acrescentam uma dimensão muito humana e avançada a qualquer trabalho que se entregue.

✍️ Quais os teus valores?

✍️ De que forma é que os mesmo contribuem para uma melhor qualidade do trabalho que entregas?

 

E agora um último desafio: depois de feita esta reflexão, combina uma reunião com o teu chefe para falarem abertamente acerca do teu valor.

 

Acredito em ti !

Outros posts que te podem interessar 👇👇

7 formas de reforçares a tua confiança, e fazeres avançar a tua vida

7 Razões pelas quais deves criar o teu próprio Projecto

Recebe esta inspiração na tua caixa de correio

Se gostas dos conteúdos que partilhamos, coloca aqui os teus dados,
para que não percas um !

Detestamos SPAM, não vais nunca receber isso de nós.