7 formas de reforçares a tua confiança, e fazeres avançar a tua vida

cria o teu próprio negócio Jun 21, 2021
síndrome do impostor

A falta de confiança, manifestada em que área for da nossa vida, deriva de uma fragilidade ao nível do nosso valor próprio.

 

Temos a sensação que não somos capazes, ou que não temos valor, ou que não temos nada para entregar ao mundo. Para muitos, esta sensação é apelidada de síndrome do impostor.

É preciso ir cada um destes obstáculos que vamos buscar para auto-sabotarmos o nosso percurso, e encontrar estratégias claras de resolução. 

Reunimos aqui os principais discursos que vais ouvir por parte da tua mente, e algumas estratégias que podes usar para os ultrapassares, e fazeres o teu projecto avançar:

 

#1 "Não tenho força para levar isto a cabo !"

Muitas das vezes sentimos que não estamos a entregar, porque nos sentimos um pouco perdidos em termos do nosso verdadeiro contributo: do porquê de estarmos envolvidos em determinado trabalho, ou a fazer determinado projecto. Recordarmo-nos da nossa intenção, pode ser altamente transformador, em termos de nos devolver de novo um significado.

Recorda a tua missão

✍️ Sugiro-te recordares que coisas são realmente importantes para ti, e de que forma se complementam através do trabalho ou do projecto que tens em mãos.

 

#2 "Não tenho nada para entregar ao mundo."

Se o trabalho que estás actualmente a fazer trabalho, te dá pouca oportunidade em termos da expressão natural do teu talento, é natural que sintas que não estás a entregar valor. E isto porquê? Porque, fora da tua zona de talento natural, por mais que te esforces nunca tens a sensação de estar a dar algo de extraordinário.

Resgata o teu talento

✍️ O melhor que tens a fazer aqui, é levares a cabo uma auditoria aos teus talentos, perceberes aquilo em que és mesmo bom(a), e tentar incluir mais disso no trabalho que actualmente desempenhas, ou no projecto que tens entre mãos.

Este mini-curso pode fazer sentido para ti 👇🏻👇🏻👇🏻 

 

#3 "Quem sou eu para … ?"

Se sentes que nunca estás à altura, dificilmente estarás. Nós construímos a realidade com os nossos pensamentos, e portanto se te projectas sempre aquém, de onde gostarias realmente de estar; vais sempre estar a experienciar a realidade a partir dessa perspectiva. (se esta for muito à frente, envia-me uma mensagem, que vou ter todo o gosto em te ajudar nesta reformulação).

Tu és aquilo que quiseres ver e cultivar em ti !

✍️ Aqui convido-te a investigares alguns dos teus pensamentos mais limitadores e a veres de que forma é que, na vida, tens factos que te ilustram exactamente o contrário daquilo a que te estás a querer convencer.

Exemplo: “Sou preguiçoso(a)”; vê que exemplos tens na tua vida que ilustram exactamente o contrário.   

 

#4 "E se não resultar?"

Na maioria das vezes damos por nós, apenas a validar a má expectativa que tínhamos acerca do nosso output. Falamos mais ou menos assim: “Já sabia que esta apresentação ía correr mal!”; “Já sabia que este projecto não era para mim”...

Então, e se for? - pergunto-te eu.

Então, e se em vez de passarmos tanto tempo a alimentar projecções redutoras acerca de nós próprios, passássemos mais tempo a fazer com que aconteça, com que realmente resulte?

Adopta um mindset construtivo e vencedor

✍️ Pega nos teus maiores receios, e reescreve essa afirmação no sentido em que pretendes que aconteça.

 

#5 "Ninguém me apoia..."

Não é que as pessoas não te apoiem. Se calhar não estás é, a pedir ajuda às pessoas certas. 

Lembra-te que este é um aspecto crítico, e para o qual deves mesmo ser selectivo.

Procura estar com pessoas que te suportem, reconheçam o teu valor e apoiem a tua evolução. 

Encontra uma boa rede de suporte

✍️ Vê que pessoas são estas, e coloca-as numa lista.

 

#6 "Há outros a fazer melhor que eu!"

Olhar para o lado pode ser muito bom em termos de inspiração, mas quando estamos com o nosso valor próprio pouco seguro, este pode ser não só um factor de distração, como de desmerecimento: “os outros fazem melhor que eu, nem vale a pena tentar!”.  Já sabes que na tua zona de genialidade, não há ninguém a entregar como tu !

Pára de olhar para o lado !

E se o fizeres, fá-lo, com uma atitude de inspiração, vais ver que isso pode apontar vários possíveis caminhos para a tua evolução.

✍️ Lista aqui as pessoas que achas que fazem melhor que tu. Indica em quê, e vê de que forma isso pode servir de inspiração para o teu negócio.



#7 "Não consigo pedir dinheiro pelas minhas coisas."

Este é um dos obstáculos mais frequentes que vemos entrepor-se entre as nossas pessoas e os seus projectos: não conseguirem pedir dinheiro pelos seus serviços.

Por trás da dificuldade em pedir dinheiro está uma falta de valorização pessoal, está um desacreditar no que temos, e no que conseguimos entregar.

É fácil oferecer, e é fácil vender produtos baratos, mas se isso puser em causa a continuidade da tua expressão, está errado por natureza, não tem sustentabilidade.

Privar as pessoas de acederem ao que temos para oferecer, é privá-las de um benefício. E isso não está certo.

Reafirma o teu valor

✍️ Assim, a primeira coisa que te vamos pedir, é que enumeres aqui todo o benefício que o teu produto ou serviço pode entregar. E depois, num exercício criativo vê, o que podes acrescentar para que fiques mais confortável na sua venda.



A tua vida, tal como o teu Projecto, só depende de ti e da tua vontade. Se tiveres intenção, e colocares energia, vai acontecer.

Lembra-te que és único, e que tens algo de singular para entregar ao mundo.

Raridade, só por si já é um valor, certo?

 

Espero ter contribuído para reforçar o teu valor, e consequentemente a tua contribuição.

Recebe esta inspiração na tua caixa de correio

Se gostas dos conteúdos que partilhamos, coloca aqui os teus dados,
para que não percas um !

Detestamos SPAM, não vais nunca receber isso de nós.