7 formas de reforçares a tua confiança, e fazeres avançar a tua vida

cria o teu próprio negócio Jun 21, 2021
síndrome do impostor

A falta de confiança, manifestada em que área for da nossa vida, deriva de uma fragilidade ao nível do nosso valor próprio.

 

Temos a sensação que não somos capazes, ou que não temos valor, ou que não temos nada para entregar ao mundo. Para muitos, esta sensação é apelidada de síndrome do impostor.

É preciso ir cada um destes obstáculos que vamos buscar para auto-sabotarmos o nosso percurso, e encontrar estratégias claras de resolução. 

Reunimos aqui os principais discursos que vais ouvir por parte da tua mente, e algumas estratégias que podes usar para os ultrapassares, e fazeres o teu projecto avançar:

 

#1 "Não tenho força para levar isto a cabo !"

Muitas das vezes sentimos que não estamos a entregar, porque nos sentimos um pouco perdidos em termos do nosso verdadeiro contributo: do porquê de estarmos envolvidos em determinado trabalho, ou a fazer determinado projecto. Recordarmo-nos da nossa intenção, pode ser altamente transformador, em termos de nos devolver de novo um significado.

Recorda a tua missão

✍️ Sugiro-te recordares que coisas são realmente importantes para ti, e de que forma se complementam através do trabalho ou do projecto que tens em mãos.

 

#2 "Não tenho nada para entregar ao mundo."

Se o trabalho que estás actualmente a fazer trabalho, te dá pouca oportunidade em termos da expressão natural do teu talento, é natural que sintas que não estás a entregar valor. E isto porquê? Porque, fora da tua zona de talento natural, por mais que te esforces nunca tens a sensação de estar a dar algo de extraordinário.

Resgata o teu talento

✍️ O melhor que tens a fazer aqui, é levares a cabo uma auditoria aos teus talentos, perceberes aquilo em que és mesmo bom(a), e tentar incluir mais disso no trabalho que actualmente desempenhas, ou no projecto que tens entre mãos.

Este mini-curso pode fazer sentido para ti 👇🏻👇🏻👇🏻 

 

#3 "Quem sou eu para … ?"

Se sentes que nunca estás à altura, dificilmente estarás. Nós construímos a realidade com os nossos pensamentos, e portanto se te projectas sempre aquém, de onde gostarias realmente de estar; vais sempre estar a experienciar a realidade a partir dessa perspectiva. (se esta for muito à frente, envia-me uma mensagem, que vou ter todo o gosto em te ajudar nesta reformulação).

Tu és aquilo que quiseres ver e cultivar em ti !

✍️ Aqui convido-te a investigares alguns dos teus pensamentos mais limitadores e a veres de que forma é que, na vida, tens factos que te ilustram exactamente o contrário daquilo a que te estás a querer convencer.

Exemplo: “Sou preguiçoso(a)”; vê que exemplos tens na tua vida que ilustram exactamente o contrário.   

 

#4 "E se não resultar?"

Na maioria das vezes damos por nós, apenas a validar a má expectativa que tínhamos acerca do nosso output. Falamos mais ou menos assim: “Já sabia que esta apresentação ía correr mal!”; “Já sabia que este projecto não era para mim”...

Então, e se for? - pergunto-te eu.

Então, e se em vez de passarmos tanto tempo a alimentar projecções redutoras acerca de nós próprios, passássemos mais tempo a fazer com que aconteça, com que realmente resulte?

Adopta um mindset construtivo e vencedor

✍️ Pega nos teus maiores receios, e reescreve essa afirmação no sentido em que pretendes que aconteça.

 

#5 "Ninguém me apoia..."

Não é que as pessoas não te apoiem. Se calhar não estás é, a pedir ajuda às pessoas certas. 

Lembra-te que este é um aspecto crítico, e para o qual deves mesmo ser selectivo.

Procura estar com pessoas que te suportem, reconheçam o teu valor e apoiem a tua evolução. 

Encontra uma boa rede de suporte

✍️ Vê que pessoas são estas, e coloca-as numa lista.

 

#6 "Há outros a fazer melhor que eu!"

Olhar para o lado pode ser muito bom em termos de inspiração, mas quando estamos com o nosso valor próprio pouco seguro, este pode ser não só um factor de distração, como de desmerecimento: “os outros fazem melhor que eu, nem vale a pena tentar!”.  Já sabes que na tua zona de genialidade, não há ninguém a entregar como tu !

Pára de olhar para o lado !

E se o fizeres, fá-lo, com uma atitude de inspiração, vais ver que isso pode apontar vários possíveis caminhos para a tua evolução.

✍️ Lista aqui as pessoas que achas que fazem melhor que tu. Indica em quê, e vê de que forma isso pode servir de inspiração para o teu negócio.



#7 "Não consigo pedir dinheiro pelas minhas coisas."

Este é um dos obstáculos mais frequentes que vemos entrepor-se entre as nossas pessoas e os seus projectos: não conseguirem pedir dinheiro pelos seus serviços.

Por trás da dificuldade em pedir dinheiro está uma falta de valorização pessoal, está um desacreditar no que temos, e no que conseguimos entregar.

É fácil oferecer, e é fácil vender produtos baratos, mas se isso puser em causa a continuidade da tua expressão, está errado por natureza, não tem sustentabilidade.

Privar as pessoas de acederem ao que temos para oferecer, é privá-las de um benefício. E isso não está certo.

Reafirma o teu valor

✍️ Assim, a primeira coisa que te vamos pedir, é que enumeres aqui todo o benefício que o teu produto ou serviço pode entregar. E depois, num exercício criativo vê, o que podes acrescentar para que fiques mais confortável na sua venda.



A tua vida, tal como o teu Projecto, só depende de ti e da tua vontade. Se tiveres intenção, e colocares energia, vai acontecer.

Lembra-te que és único, e que tens algo de singular para entregar ao mundo.

Raridade, só por si já é um valor, certo?

 

Espero ter contribuído para reforçar o teu valor, e consequentemente a tua contribuição.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras sed sapien quam. Sed dapibus est id enim facilisis, at posuere turpis adipiscing. Quisque sit amet dui dui.

Call To Action

Stay connected with news and updates!

Join our mailing list to receive the latest news and updates from our team.
Don't worry, your information will not be shared.

We hate SPAM. We will never sell your information, for any reason.